O que conhecer no Pelourinho em Salvador

O que conhecer no Pelourinho em Salvador

Postado por Pedro, em 27/07/2017

O que conhecer no Pelourinho em Salvador

O centro histórico de Salvador é o maior conjunto arquitetônico colonial da América latina, tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O Pelourinho em Salvador é o símbolo histórico dos baianos e faz parte do centro histórico da cidade. Nesse artigo, vamos apresentar algumas dicas para fazer um passeio proveitoso nesse lugar que conta muitas histórias.

São mais de três mil imóveis do século XVI e XIX com arquitetura de finalidade religiosa, civil, de função pública ou privada e militar. O turista vai encontrar igrejas e conventos, museus, teatros, cinemas, grupos culturais, antiquários, galerias e sebos. Não há dúvidas de que existem muitos lugares para visitar nessa parte da Cidade.

Atrações no Pelourinho em Salvador

 

  • Balé Folclórico da Bahia

O balé folclórico da Bahia é a única companhia de dança folclórica no país , idealizada por Walson Botelho e ninho Reis em 1998. Sua linguagem cênica apresenta aspectos populares da cultura baiana através de coreografias e espetáculos de dança e música.

O balé possui duas companhias, uma que realiza apresentações e turnês internacionais e a outra que se apresenta diariamente no teatro Miguel Santana, sede da companhia no Pelourinho. O espetáculo é visto principalmente por turistas estrangeiros e de outros estados brasileiros.

A companhia também realiza projetos sociais, como o balé júnior que trabalha com crianças em situação de risco social e oficinas de dança gratuitas abertas à comunidade.

  • Olodum

Quem nunca ouviu falar do Olodum? O bloco do Olodum nasceu no Pelourinho em 1979 e se tornou um dos maiores representantes da cultura baiana e afro-brasileira pelo Brasil e também no mundo. O grupo ganhou sonoridades diferentes, transformou a musicalidade africana calcada na percussão e originou novos ritmos.

As cores que representam a banda também não foram escolhidas ao acaso. Todas juntas formam a base do Pan-Africanismo, Rastafarianismo e do Movimento Reggae. São as cores internacionais da diáspora africana e constituem uma identidade internacional contra o racismo e a favor dos povos descendentes da África.

  • Igreja de Nossa Senhora do rosário dos pretos

No Pelourinho, o turista pode conhecer muitas igrejas, porém nesse artigo vamos falar de uma, a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, mais conhecida como Igreja do Rosário dos Pretos, foi fundada em 1685, por uma das primeiras irmandades dos homens pretos do Brasil. A atual Igreja do Pelourinho começou a ser construída em 1704 pela própria Irmandade, pelos próprios irmãos negros, incluindo escravos.

  • Museus

No Pelourinho existem uma infinidades de belos museus como por exemplo:

Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia:  Tem sido pioneiro desde a sua abertura ao público, em 1982, como  espaço de referência para ações de afirmação identitária, sendo um dos poucos no país a tratar exclusivamente da cultura africana e sua influência na formação da cultura brasileira.

Museu das Baianas:  Foi parte do grande trabalho da Associação das Baianas do Acarajé e do Mingau (ABAM), em Salvador. Muito mais do que preservar as origens culturais do candomblé, houve atenção também para a continuidade dos ofícios manuais tradicionais da mesma cultura, que permitiram incluir diversas mulheres no mercado de trabalho.

Fundação Casa de Jorge Amado: O espaço foi Inaugurado em 7 de março de 1987, a Fundação Casa de Jorge Amado foi idealizada e instituída com o objetivo de preservar, estudar e difundir o trabalho do grande romancista Jorge Amado e de sua esposa, Zélia Gattai, assim como a arte e a cultura da Bahia em todas as sua manifestações.

Museu de arte Sacra: O museu mantém exposição permanente do seu acervo, que abrange os séculos XVI, XVII, XVIII e parte do século XIX, composta de esculturas, pinturas, prataria e mobiliário.

Essa é apenas uma pequena lista de museus que você pode encontrar no Pelourinho. Escolha quais você quer visitar e inclua no seu roteiro.

Como Chegar até o Pelourinho

 

A Mais Bahia Turismo leva você para conhecer o Pelourinho no passeio city tour histórico com duração de 04 horas. Você também pode conhecer o Pelourinho a noite conosco.  Experimente o tempero baiano em um jantar com buffet variado com comidas típicas e internacionais e  conheça o Balé Folclórico. Incluso no passeio: Show Folclórico e Jantar (exceto bebidas).

Solicite orçamento de passeio conosco!

Até a Próxima dica da Mais Bahia Turismo

Fonte: Pelourinho dia e Noite

 

Compartilhe essa informação:

Dados da empresa: CNPJ: 11.205.340/0001-75 © Mais Bahia Turismo - Todos os direitos reservados - By Midhaus