Passeio pelo Centro Histórico de Salvador

Passeio pelo Centro Histórico de Salvador

Postado por Pedro, em 17/08/2017

Passeio pelo Centro Histórico de Salvador

Salvador, a primeira capital do Brasil, tem o centro histórico formado por edifícios dos séculos XVI ao XIX, com destaque para a arquitetura religiosa, civil e militar. O conjunto urbanístico e arquitetônico do centro histórico de Salvador foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco em 1985. Entre 1938 e 1945, vários monumentos do centro histórico foram tombados pelo Iphan, com o intuito de preservar o Largo do Pelourinho e o seu entorno imediato. No centro histórico de Salvador o turista vai conhecer importantes exemplares do urbanismo português.

Confira nesse artigo um pouco mais sobre o centro histórico da cidade de Salvador, lugar que merece uma visita.

Centro Histórico de Salvador –  Largo do Pelourinho

 

A história da capital baiana remonta os primeiros anos após a chegada dos portugueses ao Brasil,  a cidade de Salvador, fundada em 1549, foi até 1763 a primeira capital do Brasil. O ponto mais conhecido do centro histórico é o largo do Pelourinho. Para quem não sabe, Pelourinho era o nome dado a coluna fixada em praça pública que servia para expor e castigar escravos e criminosos. Outros Pelourinho foram criados pelo Brasil, porém o de Salvador ganhou fama e atrai milhares de turistas.

O Pelourinho fica localizado na praça conhecida como Terreiro de Jesus, ao redor do terreiro foram construídos importantes monumentos históricos como Catedral da Sé, o Convento de São Francisco, a Igreja de São Pedro, a Praça Castro Alves e outros. No nosso artigo o  que conhecer no Pelourinho você vai conferir dicas para aproveitar esse lugar cheio de história e muito visitado pelos turistas.

Elevador Lacerda

 

O Elevador Lacerda foi o primeiro elevador do mundo a servir de transporte público, liga a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta, à Praça Cayru, no bairro do Comércio. O elevador oferece vista panorâmica do mar e do Mercado Modelo e fica em frente a Baía de todos os Santos. Fazer a travessia da praça Tomé de Sousa para a Praça Cayru através do Elevador Lacerda custa centavos e dura segundos para ir de um ponto para outro. Um ícone turístico baiano que não pode ficar de fora do roteiro de qualquer turista.

Mercado Modelo

 

Depois de fazer a travessia da cidade alta para a cidade Baixa e chegar na praça Cayru, você vai conhecer o Mercado Modelo, local onde é possível comprar artesanatos e outras lembrancinhas da Bahia. O local foi  tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e abriga centenas de boxes que vendem de fitinhas do Bonfim a roupas e artigos para casa. Além de encontrar artesanatos da região, o turista pode conferir alguns atrativos como as rodas de capoeiras.

Confira também o nosso artigo os 10 melhores passeios de Salvador

Passeios em Salvador

 

Ficou curioso(a) para conhecer o centro histórico de Salvador? Que tal fazer um passeio completo? A Mais Bahia Turismo leva você, sua família ou amigos para conhecer os principais pontos turísticos de Salvador.

Temos o passeio city tour histórico, city tour panorâmico, passeio às ilhas da Bahia, além disso, passeio para o Litoral Norte.

Que tal solicitar o seu orçamento de passeios e conhecer Salvador com comodidade, segurança e guia turístico?

Aguardamos o seu contato e até a próxima dica Mais Bahia Turismo.

Compartilhe essa informação:

Dados da empresa: CNPJ: 11.205.340/0001-75 © Mais Bahia Turismo - Todos os direitos reservados - By Midhaus